Ganhe Bitcoin

Ganhe Bitcoin
Faça o cadastro e ganhe Bitcoin ao clicar

Leitura de disco diagrama de tacógrafo

    Preparamos este material para que você tire suas dúvidas quanto a leitura do disco de diagrama constante e obrigatório em nossos veículos.

         o equipamentos de bordo tacógrafo, (cronotacógrafo), assim tecnicamente chamado, é um equipamento obrigatório e seu funcionamento esta atrelado a leis específicas, e as informações que este equipamento transmite ao disco constante nele, não requer nenhum curso técnico ou especifico, muito menos software para interpretá-lo; Sua leitura não é um bicho de sete cabeça, qualquer pessoa pode fazer basta seguir as informações a seguir que o sucesso na captura das informações serão bem sucedidas.

                 “”AO FINAL TEMOS O LINQUE DE UM SIMULADOR ONLINE DE COMO OPERAR ALGUNS TIPOS DE TACÓGRAFOS”


VOCÊ SABE PARA QUE SERVE O DISCO DE TACÓGRAFO?




Como ler um disco de tacógrafo

Passo 1, entender a posição de como analisar um disco:



        Primeiramente, vamos entender que o disco de tacógrafo possui um sistema de horas, e é a base desse sistema que vamos analisar todo o disco.

      As horas do disco como podem ver, estão ao redor da borda externa de todo o disco e logo abaixo também, como indicam as setas em vermelho (15 horas), cada “risco”, após o horário, equivale a 5 minutos.

        Analisaremos o disco a partir do horário mencionado, (15 horas), assim traçaremos uma reta do horário da borda do disco até o horário de baixo perto do centro do disco, como mostra o risco em vermelho, depois continua azul e depois amarelo, esta dividido em cores para melhor visualização, mas analisaremos somente o risco vermelho.

No disco estão separadas pelas seguintes cores.

Vermelho  –  Velocidade

Azul – tempo de direção

Amarelo – Distancia.

Passo 2, analisar o gráfico da velocidade:




        Acima, temos o disco com o gráfico da velocidade, onde as setas a esquerda (amarelo) indicam a velocidade, a primeira linha pontilhada equivale 20 KM/h, a segunda equivale a 40 KM/h, a terceira equivale a 60 KM/h , e assim sucessivamente, no próprio disco vem especificado os valores correspondente a cada velocidade, como mostra na figura circulado em preto.

       Então, cada vês que a marcação do gráfico subir, significa que a velocidade do veículo esta subindo, como exemplo, no gráfico acima a velocidade máxima atingida foi de 90 KM/h seta azul, chegamos a esta conclusão, pelo fato da marcação do gráfico estar entre a velocidade de 80 KM/h e 100 KM/h.

        Quando o gráfico marcar a parte de baixo do disco perto dos pontos dos horários, seta preta, com uma linha horizontal, significa que o veículo não teve velocidade alguma, ou seja, ficou parado.

      Lembrando sempre que os horários do disco representa a hora certa de cada marcação de velocidade, exemplo com a velocidade  máxima de 90 KM/h no gráfico acima foi atingida as 11h40min, seta laranja.

Passo 3, analisar o gráfico de tempo:



         Vamos analisar o gráfico de tempo, parte azul, a única informação que conseguimos observar com este gráfico é se o veículo se movimentou e o horário do movimento.

3 gráfico de tempo

         Onde esta apenas uma linha horizontal, seta vermelha, é que o veículo não se movimentou, mas onde esta uma linha “alta” seta verde, é que ele atingiu alguma velocidade; Lembrando que qualquer velocidade acima de 1 KM/h, ele já registra com uma linha “alta”.

Passo 4, analisar o gráfico de distância:




        Agora vamos analisar o gráfico de distancia, amarelo, que tem como objetivo saber  exatamente quantos quilômetros foi rodado em determinado tempo.

       No gráfico da distância, amarelo, temos duas linhas pontilhadas superior e duas inferior, na primeira linha pontilhada superior, seta preta, até a ultima linha pontilhada inferior, seta preta, equivale a 5 KM.



      A cada risco completo equivale a 5 KM, acima, tem um exemplo, da seta vermelha até a seta preta, equivale a 5 KM e da seta preta até a seta verde equivale a mais 5 KM, e assim sucessivamente.

Na imagem abaixo observamos  10 linhas completas, e 2 não completas, veja no exemplo.



         As duas linhas tracejadas paralelas, tanto as superiores quanto as inferiores, entre elas equivale a 1 KM, e já que sabemos que temos 10 linhas completas somadas ( 10 x 5 KM = 50 KM), agora precisamos analisar quanto vale as duas linhas incompletas.

           A linha não completa ela esta iniciada acima da linha dupla que representa 1 KM, significa que dos 5 kilometros que representa uma linha completa, você desconta 1 KM e assim você terá um total de 4 KM percorrido, como as duas linhas não completas pararam na mesma posição, isso significa que 4 Km + 4 KM = 8 KM e se somar-mos aos 50 KM das linhas completas temos:

50KM + 8 KM = 58 KM rodados.

Passo 5 analise de outras informações:



Analisando a figura acima, podemos observar um traço de cima (extremidade) do disco até a parte de baixo (inferior) do disco, uma reta na vertical preta, indicado pela seta vermelha.

Este risco traçado pelo aparelho no disco. informa que o aparelho em determinado momento foi aberto, como demostrado no disco de diagrama como exemplo, as 05:15 o aparelho foi aberto.

Foto ampla do disco de diagrama com seus campos de identificação e preenchimento:




 Perguntas mais frequentes: 

Posso ignorar a 1ª folha do disco de tacógrafo?
Essa é uma das questões que muitos tem dúvida e que é fácil de se esclarecer. Devido à muitas pessoas terem a dúvida de se pode ignorar a 1ª folha do disco de tacógrafo decidi tirar essa dúvida, e não, não é permitido pular para a segunda folha do disco, pois o disco é um documento e deve sempre estar devidamente preenchido e totalmente utilizado. Se alguém tiver dúvidas de como se preenche o diso de tacógrafos, temos um post relacionado em nosso blog, só clicar no link e

Por quanto tempo um disco de tacógrafo pode ficar dentro do Tacógrafo?

Existem dois tipos de discos de tacógrafos:

Diário –  O disco de tacógrafo diário tem por objetivo como o próprio nome diz ter uma duração mínima de um dia, ou seja, 24 horas ininterruptas.

Semanal – O disco de tacógrafo semanal como o próprio nome já diz, tem o objetivo de permanecer durante um período mínimo de 7 dias dentro do Tacógrafo, ou seja, 168 horas ininterruptas.

**Obs: Vale lembrar que os discos de tacógrafos são um documento o qual não é permitido ter rasuras, e sempre deve estar em perfeitas condições para o caso de uma possível fiscalização.

Como funciona o software para leitura dos discos de tacógrafo?

Bem, hoje estou aqui para falar sobre como funciona o software que lê os discos de tacógrafo,  essa é uma questão que muitos se fazem, porém ninguém realmente diz como é que funciona.
Parece meio complexo e dificil de entender, mas não é um “bicho de 7 cabeças” como se parece, o software que é responsavel por fazer a leitura desses discos tem como objetivo ler  somente os dados daquelas linhas que as agulhas do tacógrafo marcam, na verdade é que o software funciona em pixels e ele detecta todos os pixels dentro das áreas do disco onde ficam marcados o tempo, velocidade e distancia percorrida pelo motorista (Km) transformando assim, meros riscos, em dados, que são realmente nosso interesse. Simples assim!

A leitura de discos diagrama de tacógrafo é importante?

Sim claro que é! Ela é realizada para que se possa ter um controle do tempo de jornada e da velocidade que o motorista está (usado por empresas, na maioria dos casos transportadoras). Além do mais, se não tivesse isso, como seria feito o controle EXATO, de velocidade e tempo de jornada do motorista?!



Fonte de Pesquisa:

VIDA DO ESTRADEIRO


Comentários

  1. Caminhão com caixa em marcha reduzida para carga, pode mascarar a leitura do tacógrafo. ou seja, estou em reduzida, a rotação vai lá em cima e o ponteiro do velocímetro chaga a 90km/h, sendo que não ultrapassei os 50km/h em velocidade real. Pode isso? Espero ter sabido explicar. Att, José Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma coisa está errada aí!
      Por mais que a rotação "vai lá em cima" o ponteiro da velocidade não pode marcar "90 km/h", se você realmente está com marcha reduzida e na realidade não ultrapassou os 50 km/h!

      Excluir
  2. Boa tarde !
    gostei da apresentação. Mas, ainda tenho uma dúvida: Como identificar o tempo em que o veículo foi ligado, e permaneceu ligado sem se deslocar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito simples!
      Normalmente quando um disco de tacógrafo (em uso), contém três linhas (marcadas pelas agulhas), que geram gráficos, sendo:
      A 1ª linha (mais ao centro do disco), sai de sua posição estática (quanto o veículo entra em movimento), gerando traços (em forma de "V"), que marcam a distância percorrida pelo veículo (cada traço = 5 km).
      A 2ª linha (logo acima da 1ª) => sai de sua posição estática quando o motor é ligado, também gerando traços, só que estes por estarem encostados um no outro, não aparece o "gráfico" e sim uma traja preta.
      A 3ª linha (superior), também sai de sua posição estática, quando o veículo começa a se movimentar, marcando a velocidade atingida (essa é a mais conhecida, não é?).
      Obs.: como o disco é graduado em escalas de cinco minutos (veja ao redor da circunferência deste), é possível saber quanto o tempo o motor ficou ligado; é só medir o tempo que a 2ª linha saiu da posição estática, gerando a "tarja preta" e a 1ª e 3ª linha permaneceu estática!

      Excluir
  3. Acredito que o passo 3 "analizar o gráfico de tempo" demonstrado acima na apresentação: COMO LER UM DISCO DE TACÓGRAFO, está errado!
    Lá diz: Vamos analisar o gráfico de tempo, parte azul, a única informação que conseguimos observar com este gráfico é se o veículo se movimentou e o horário do movimento.
    Este grafico "tarja preta", é gerado QUANDO O MOTOR É LIGADO, independente se o veículo está parado, ou não!
    Ou eu estava passando informação errada, à 3o anos!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Eu consigo identificar pelo disco o tempo, e se aconteceu no caso, do veiculo estar com o primeiro estagio da chave ligado, ou seja, só puxando bateria?

    ResponderExcluir
  5. boa tarde, no caso da utilização de um disco de 7 dias como faço para saber se um disco específico corresponde a um disco do jogo de 7 no caso deles terem sido separados

    ResponderExcluir
  6. Boa noite por favor, pode a título exemplificativo apresentar um exemplo de disco com veículo em movimento e outro apenas com motor funcionando?

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma MB 1935, é reparei que no painel onde boto o tacógrafo, tem dois buracos onde um fica se movimentando de acordo com o relógio, alguém pode me explicar o que São esses buracos?

    ResponderExcluir
  8. Nos discos semanais qual quando acertamos a primeira folha na hora correta em que posição ficam as demais folhas a baixo da primeira?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tacógrafos semanais e diários

Tacógrafo, a caixa preta do veículo